Fórum Al-Madan

Bem-vindo a este espaço de debate dos conteúdos da revista Al-Madan e de temáticas similares.

Fórum Al-Madan
Start a New Topic 
Author
Comment
Reportagem "Ouro dos Trácios" - National Geographic

Foí com alguma surpresa que tomei conhecimento que a revista national geographic deste mês (Dezembro 2006) trazia uma reportagem à cerca de um arqueólogo bulgaro que usava métodos bastante arrojados tanto na prospecção como em escavações. Antes de ler o artigo , pensei que fosse um arqueólogo da nova escola , pós-URSS, mas qual não foí o meu espanto quando vim a constatar que se tratava de Georgi Kitov um arqueólogo na casa dos 63 anos. A sua "demanda": salvar o máximo "espólio" arqueologico que conseguir das mãos de salteadores que assolam o seu país e os países visinhos.
Ele recorre a investidores para poder adquirir as suas ferramentas de trabalho. Pode parecer estranho para quem não sabe do que falo , afinal as ferramentas de trabalho de um arquólogo não são tão caras como as de Kitov. Georgi Kiotv recorre a bulldozers, retroescavadoras , detectores de metais e outras ferramentas de "peso" para melhor chegar aos locais que possam conter artefactos , antes de qualquer salteador , evitando assim que os artefactos vão parar ao mercado negro.
Segundo constatei através da leitura atenta da reportagem , as suas descobertas tem tido importancia extrema para o conhecimento da história daquela região europeia.
No entanto existe o reverso da medalha , as criticas por parte da comunidade arqueóloga são constantes. Acusam-no de falta de rigor e de excesso de pressa nas suas "escavações" . Por lei todos os locais arquologicos tem de ser estudados , o que com kitov não acontece.
Para finalizar gostaria de acrescentar que todos os achados feitos por kitov , são postriormente expostos em museus , para serem visitados pela população e por turistas. Eis a fonte de receita para os investidores que lhe pagam quantias elevadas para a compra das máquinas que kitov necessita. Na revista , diz que em Agosto de 2004 (um mês de férias ) , o Museu Nacional de História , em Sófia teve 7 mil visitantes. Um ano mais tarde e pós darem entrada no museu artefactos em ouro recentemente descobertos num túmulo trácio , o nº de visitantes subiu para os 68 mil!
É uma questão complicada de analisar. De um lado o método cientifico , do outro o salvar peçados de história do mercado negro onde se acabarão por perder para sempre... O que pensam os caros amigos à cerca deste tema ?

Obrigado
E bom natal a todos