Fórum Al-Madan

Bem-vindo a este espaço de debate dos conteúdos da revista Al-Madan e de temáticas similares.

Fórum Al-Madan
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

O que tiver a dizer ao amigo Carlos Fabião e a outros colegas, direi pessoalmente, em recato, como é timbre das nossas relações e manda o nosso código ético.

Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

Dr. Fabião, ou eu não me espliquei bem ou o sr. está a retirar ilações erradas do que eu escrevi. O sr. pergunta porque razão os detectoristas não entregam no fim do dia o que encontraram, e eu tentei faze-lo compreender que a razão de isso não econtecer é porque a lei vai penalizar a pessoa, falei na generalidade e o sr. entendeu como se fosse eu estivesse a falar de mim. Fiqeu o sr. sabendo que não practico nenhum acto ilegal, não vou para zonas classificadas nem em vias de classificação e nao uso o detector de metais para procurar objectos ou artefactos relevantes para a História, e se um dia tiver o azar de encontrar algo que me pareça ser relevante, irei entregar a um museu, claro que irei ter problemas se o arqueologo que lá estiver for como o sr. a fazer julgamentos rapidos e errados das pessoas. Cada um age segundo a sua consciência e mais uma vez digo que nem todos os detectoristas são pilhadores.


Cumprimentos.

Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

Clarificaram-se aqui alguns pontos importantes. Finalmente se chega à conclusão bem evidente na leitura do texto legislativo que a lei de 99 não proibe a detecção excepto em locais classificados e em vias de classificação ou na busca de objectos relevantes para a história, arqueologia, etc.

Penso que era interessante discutir-se o que é um objecto relevante para a história, arte, arqueologia ou numismática. É uma definição muito ampla sem qualquer critério. Uma peça em ouro romana por senso-comum conclui-se que é um objecto relevante para a história. Serão os 100 réis de 1901 Cupro-Niquel por exemplo um objecto relevante para a numismática? Não me parece. E nas praias? Há alguma outra lei que proiba a detecção nas praias ou serão as moedas de euro e as jóias perdidas pelos banhistas objectos relevantes? Será o problema dos estratos?
Quem irá para lá escavar sem serem os detectoristas? Há uns tempos visitei o site do projecto ipsiis em que foram recrutados detectoristas para fazer prospecção nos dragados do rio Arade. Se alguns comentadores aqui presentes consultarem o espólio que foi entregue pelos "criminosos" até lhes dá uma coisa má
A titulo de curiosidade: http://www.ipsiis.net/pt_espolio.htm

Cito o site:
"Apesar de na esmagadora maioria dos casos se tratar de ‘arrojados’, vestígios da obra humana que, arrancados do seu contexto original pela acção das dragagens, e, como tal, de artefactos de que se ignora o respectivo contexto arqueológico, o seu potencial informativo residual, nomeadamente dos pontos de vista histórico-arqueológico, tipológico e comparativo, resta incólume – sendo de destacar o facto de que muitas vezes se tratarem de peças inéditas que constituem significativos elos da história dos conhecimentos, e que podem agora tornar-se referências importantes na bibliografia da especialidade."

Cumprimentos


Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

P.S. Recomendo a todos a visualização do resto do site que apresentei.

http://www.ipsiis.net/pt_index.htm

Esquecendo a discussão em torno dos detectores de metais é um site bastante interessante.

Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

Esta discussão sobre os detectores de metais e sobre os detectoristas deveria ser dividida em dois topicos pois estamos a discutir aqui dois assuntos completamente distintos, eu quando falo em detectoristas falo na verdadeira ascensão da palavra,e alguns dos internevientes falam nos detectoristas dando exemplos de situações e que individuos foram com detectores de metais para dentro de zonas arqueologicas, que utilizam os aparelhos em busca de objectos relevantes para a Historia para os irem vender a fim de terem lucro, essas pessoas não são detectoristas, são criminosos e esse assunto devia ser tratado há parte noutro tópico.
Esta é a minha ultima intervenção neste forum, voltarei um dia a falar no assunto dos detectoristas quando houver uma vontade de se organizar uma conferência sobre arquelogia & detecorismo, quando houver mais gente por parte dos arqueologos que compreenderam que se deve aproveitar as pessoas que como eu ( não julguem que sou o unico !), para se construir uma ligação e cooperação entre os arqueologos e os detectoristas, pessoas que podem levar os que ouvem falar sobre os detectores de metais a vê-los não como uma forma de lucro mas sim como um passatempo consciente. E a judar a acabar com os tais espoliadores do património. Como podem ver pelo espolio do projecto IPSSIS o que é preciso para os detectoristas entregarem as coisas, nada mais é preciso do que os tratar como cooperantes e não como criminosos. Enquanto tal não acontece,haja alguem que pense na possibilidade de criar uma base de dados para fotos de achados, em que os detectoristas possam enviar uma foto dos achados com uma referência, de modo a serem vistas e se algum tiver interesse possa ser entregue sem consequências para o achador, isto não tem nada de dificil até uma conta no photobucket serve.
Este é o caminho,quer as mentes mais retroguedas queiram ou não. Lembrem-se que quando a arqueologia nasceu era um hobby de quem era mais endinheirado, coisas de nobres e de melitares, imaginem se houve uma data de gente retrogueda que não aceitava o seu hobby, a quantidade de património que estaria agora perdido, pois essa ciência nunca teria evoluído e deixado de ser um hobby, não quero com isto dizer que daqui a umas dezenas de anos o detectorismo será uma ciência quero é dizer que podemos ser uteis se houver uma abertura de mentes.

Cumprimentos.

Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

santa igno.
Os fundadores deste forum andavam todos no 5º ano do Liceu, e nume das visitas a Troia, haviam estrageiros com detectores de metais e há época não os havia. O detector e todos os aperelhos tecnológcos favoressem a arqueologia tudo depende das pessoas que os usam. Em Portugal as entidades oficiais, tratam as pessoas que descombrem as coisas como o governo trata o cidadão. A pessoa que acha que os objectos ou por pesquisa ou por palpite não tem direito a nada e é tratado como um usurpador iguais á firma que descobriu o barco afundado, quem tem canudo é Deus quem é auto-didata não existe. Benvindo o tratado de Bolonha. (Fundador do Centro de Arqueologia de Almada e da extinta de Associação de Arqueologia de Almada) não pertencente a nenhum clube partidário.

Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

Ora como se vê neste Site a detecção de metais é uma actividade praticada por gente perigosa.
Vejam como um bando de vandalos irrompe por uma praia em Hampton Road, e o estado deplorável em que esta ficou.
E parece que realizam este tipo de delinquências com uma certa regularidade.
Cumprimentos.

http://www.hrrsmetaldetecting.com/images/photos/2006treasures/kidshunt.JPG

http://www.hrrsmetaldetecting.com/images/fallhunt2007/kidshunt3.jpg

http://www.hrrsmetaldetecting.com/index.html

Re: Detectores de metais: "falam, falam, mas ninguém é punido!"

Apenas quero acrescentar:
No caso das praias acho um estupides,
1- durnate o verão o sistema de limpesa de praias é mecanico, fazendo pior o que um simples pá faz.
2- detectorista retira objectos perdidos lixo metais que poluiem etc, não vi ainda ninguem a desenterrar algo da historia.
3- O que vejo e fico contente, é que o detectorista e colecionadores, tratam melhor das moedas dos que os arqueologos ou museus, que pelo que já vi criminosos são eles a lmpar moedas, isso sim é crime e destruição de patrimonio.
se virem um detetorista que as vezes demora 2 meses a limpar uma moeda para não a danificar.
eletrolise em moedas como fazem os museus e os entendidos isso é que deveria ser condenado penalmente, mas isso ninguem vê.