Fórum Al-Madan

Bem-vindo a este espaço de debate dos conteúdos da revista Al-Madan e de temáticas similares.

Fórum Al-Madan
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Para onde vai a Arqueologia portuguesa???

Embora continuemos sem saber para onde vai a arqueologia portuguesa, transcrevo um e.mail que me foi enviado, em respota à primeira pergunta aqui formulada:

Caro Prof. Jorge Soares Fabião,



Agradecemos vivamente a carta que nos enviou e na qual refere um conjunto de preocupações comuns a muitos interessados e intervenientes no sector da arqueologia nacional.



Podemos, porém, assegurar-lhe que, não obstante a fusão do IPA e do IPPAR ter sido prevista pelo anterior Governo, o executivo liderado pelo Dr. Pedro Santana Lopes excluiu liminarmente essa possibilidade que, caso o PPD/PSD vença as próximas eleições, não será nunca concretizada.



Também o **** e o CNANS continuarão a existir enquanto entidades autónomas, evidentemente se o PPD/PSD formar o próximo Governo.



Quanto à Biblioteca do IPA não estão evidentemente em causa os compromissos internacionais do Estado Português.



Com os melhores cumprimentos,

A Direcção de Campanha do PPD/PSD


Naturalmente, sem comentários. Continuamos sem saber para onde irá arqueologia portuguesa, mas ficamos a saber que o ppd/psd tem uma clara posição sobre a matéria [talvez seja melhor não lhe dar uma grande divulgação, se não ainda aparece aí um novo mail perguntando: "para onde vai o Museu dos Coches + Escola Portuguesa de arte equestre?"... E aí volta tudo ao princípio...

carlos fabião

Re: Para onde vai a Arqueologia portuguesa???

Em complemento à informação de Carlos Fabião, resta esclarecer que as restantes forças políticas, também confrontadas com o problema, não tiveram disponibilidade ou não se sentiram motivadas a tomar posição sobre o assunto.
Ficamos, então, na expectativa do que nos reservará o próximo dia 20.
E o problema das condições logísticas para o funcionamento do IPA nem sequer é o mais importante. Importante é clarificar qual o futuro papel da administração pública (central, regional e local) na tutela e fiscalização da actividade arqueológica nacional, a sua relação com o meio académico e empresarial e com as associações representativas desta área profissional, o seu papel na clarificação das condições de exercício da profissão, etc., etc.