Fórum Al-Madan

Bem-vindo a este espaço de debate dos conteúdos da revista Al-Madan e de temáticas similares.

Fórum Al-Madan
Start a New Topic 
Author
Comment
Para onde vai a Arqueologia portuguesa??? - II

Como o texto anterior não ficou completo, aqui vão as linhas finais (que são, na realidade as mais importantes):

Em suma, três questões relevantes e de superior interesse público, que se sintetizam na pergunta que dá título ao presente texto.
Naturalmente, numa perspectiva cínica, poderíamos dizer que se trata tão-somente de mais uma iniciativa desastrada de S. Exª o Sr. Primeiro-Ministro e que nada disto fará sentido no dia 21 de Fevereiro. No entanto, porque os assuntos são sérios, porque um protocolo oficial é um documento importante e, presume-se, vinculativo; porque em eleições, como em tudo na vida, não há vencedores e vencidos antecipados (felizmente); e porque estamos em campanha eleitoral, seria interessante saber o que cada partido tem a dizer sobre estes temas, Instituto Português de Arqueologia e sua continuidade enquanto instituição autónoma (decorrendo desta interrogação as de teor análogo que se relacionam com o **** e CNANS) e qual o futuro da Biblioteca do IPA, questão essencial e distinta, uma vez que envolve compromissos internacionais do Estado português.

Carlos Fabião (arqueólogo, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da área de Arqueologia, cidadão português nº 5193650)